VOCÊ SABIA QUE O PH BUCAL ÁCIDO PODE LEVAR A VÁRIOS PROBLEMAS BUCAIS?

10/12/2018

Quando ingerimos doces ou alimentos ácidos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, molhos de tomate, vinhos e sucos de frutas, o PH de nossa boca fica naturalmente mais ácidoAs bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos ou açúcares que ingerimos, e produz o ácido lático. Essa reação leva a uma diminuição do pH da boca (abaixo de 4,5) se tornando ácido e proporcionando a proliferação de bactérias. Nossos dentes não estão preparados para ficar longos períodos de tempo em ambientes ácidos, começando um processo de desmineralização. Isso pode gerar o aparecimento de cáries, sensibilidade e de inflamação na gengiva.

A saliva é o indicador da saúde bucal, e mantém as condições fisiológica dos tecidos orais bem como seu PH bucal. Isso tudo acontece graças à manutenção do pH dela. É ela a responsável por diminuir a acidez bucal.

Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, porque é nesta fase que o esmalte encontra-se mais vulnerável. O ideal é escovar os dentes pelo menos uma hora após a ingestão de alimentos.

A educação é nossa melhor defesa!

1) Evite ingerir refrigerantes e bebidas gasosas e quando beber considere o uso de um canudo no fundo da boca.

2) Escove os dentes suavemente, de forma completa e com uma escova macia.

3) Escolha um creme dental com baixa abrasividade e boa disponibilidade de flúor.

4) Procedimentos preventivos simples minimizam o risco: vá ao dentista regularmente e converse com ele sobre quaisquer dúvidas que tenha.